segunda-feira, 25 de junho de 2012

MST participa de marcha com 80 mil pessoas na Rio+20

Oitenta mil pessoas tomaram a Av. Rio Branco, centro do Rio de Janeiro, para acompanhar a Marcha dos povos em defesa dos bens comuns e contra a mercantilização da vida. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) levou à rua cerca de 5 mil militantes.
O MST levou às ruas do Rio de Janeiro, na tarde de quarta-feira (20/06), um contingente de cinco mil militantes campesinos para participar da "Marcha mundial dos povos em defesa dos bens comuns e contra a mercantilização da vida". Junto com outros 75 mil protestantes, a manifestação foi realizada em um percurso de dois quilômetros na Av. Rio Branco, no centro da cidade.
Com cantigas de protesto como: "Comida ruim ninguém aguenta é Syngenta, é veneno em todo canto é a Monsanto, mata gente, mata rio é a Cargil, agronegócio a mentira do Brasil", os trabalhadores protestaram contra a denominada "Economia Verde" praticada por algumas empresas transnacionais que extraem os recursos naturais e transformam em capital. "Essas empresas se baseiam em um modelo voltado somente para exportação, que é insustentável, destruindo os recursos naturais", informa Diego Moreira, membro da coordenação do movimento na Cúpula dos Povos.
Segundo o Portal Sou Agro, o lucro da empresa norte-americana Monsanto saltou para US$ 126 milhões no primeiro trimestre de 2012, dinheiro reclamado pelos militantes "Nós do nordeste estamos passando por uma seca terrível e o dinheiro indo para fora do país", desabafa Cicero José de Carvalho, integrante do acampamento Oziel Alves, em Sergipe.
Contudo, os manifestantes seguem mobilizados e pretendem fazer com que a voz do movimento seja ouvida. "Uma hora ou outra eles vão ter que ouvir o povo, se não a gente volta e coloca 300 mil pessoas na rua e segue protestando", diz Valdecir dos Santos Pascoal, membro do assentamento Eli Vive, em Londrina-PR.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra organizou outras manifestações pacificas durante a Rio+20. Na manhã de quinta-feira, dia 21, seguiu em passeata para a Delegacia Federal do Ministério da Agricultura e Abastecimento, na Rua Maria Luísa Gonzaga, Barra Mansa.
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário